sábado, 13 de fevereiro de 2010

Abscesso e Cisto da Glândula de Bartholin

Abscesso e Cisto da Glândula de Bartholin

As glândulas de Bartholin secretam muco para hidratar a região vulvar. São semelhantes às glândulas dos mamíferos. Estão localizadas de forma bilateral na área vulvovaginal profundamente na vulva. Cistos e abcessos são as causas mais comuns de queixas relacionadas a essas glândulas. Tumores originados nessas glândulas são extremamente raros (carcinoma da glândula de Bartholin). As obstruções não inflamatórias dos ductos geralmente são de origem traumática, secundárias a traumatismos do períneo, lacerações obstétricas (durante o parto) ou à episiotomia (corte que, algumas vezes, se realiza no períneo para facilitar a saída do feto).

sintomas

Cistos:
Pequenos cistos dos ductos de Bartholin geralmente são encontrados nos exames pélvicos de rotina podendo ser assintomáticos até atingirem um tamanho considerável ou causarem sintomas como dor vulgar, desconforto durante a relação sexual, dificuldade para caminhar e sentar.
Cisto de glândula de Bartholin, pelo tamanho pode causar desconforto

Tratamento

Os cistos assintomáticos não necessitam de tratamento. Quando há sintomas importantes e nos casos recorrentes,a cirurgia pode ser necessária. Como o local é muito vascularizado, pode haver sangramento de difícil controle, causando hematomas importantes. A biópsia deve ser considerada em mulheres acima de 40 anos para excluir carcinoma.


Abscessos:
A infecção e a obstrução do ducto, com formação de um abscesso, é um quadro agudo que requer intervenção imediata. A queixa principal é a dor, muitas vezes intensa. O local apresenta-se tenso, quente e muito sensível. Pode haver uma zona vermelha ao redor da abertura do canal e saída de secreção. Os germes freqüentemente envolvidos são aqueles de transmissão sexual, como o gonococo e a clamídia, ou anaeróbios (germes comuns no intestino).

Abscesso de glândula de Bartholin – provoca dor, calor e tumescência


Tratamento

Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar espontaneamente ou devem ser drenados (rompidos) cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontaneamente têm mais chances de recorrer (voltar). Banhos de assento e medicação para dor podem aliviar o desconforto. O uso de antibióticos está indicado em algumas pacientes (pacientes diabéticas, com comprometimento sistêmico ou imunossuprimidas).

Um comentário:

  1. tenho 49 anos, e fiz uma drenagem da glandula de barholin ontem, estou sentindo desconforte e inchado e como medo.

    ResponderExcluir