sábado, 13 de fevereiro de 2010

Acne - Espinhas, cravos

Acne


A acne vulgar é uma inflamação crônica da pele, que se caracteriza pela presença de "comedões" abertos ou fechados (pontos brancos e cravos) e lesões inflamatórias incluindo nódulos dolorosos e lesões infectadas e com pus.
A bactéria causadora da acne é a Propionibacterium acnes (P acnes), um organismo gram-positivo que normalmente habita a pele e é responsável pela fase inflamatória inicial da acne.

É uma piodermite que atinge o complexo pilo-sebáceo (pêlo e glândula sebácea). Os quadros mais graves acometem o sexo masculino. Como regra, manifesta-se com intensidades moderada e discreta.
Predisposição genética que sofre grandes modificações por fatores hormonais raciais, ambientais, emocionais.

Sintomas

As manifestações são muito variadas podendo aparecer como:

comedões (cravos);
pápulas (constituídas de lesões arredondadas, endurecidas, eritematosas, mais altas)
pústulas (quando se nota o pus);
nódulos (lesões profundas e duras) e abscessos.
As zonas mais comprometidas são : testa, nariz, peito e costas. As lesões mais inflamadas doem ou coçam. No rompimento, podem drenar secreção purulenta.

Tratamento

A terapia tópica é uma parte importante do tratamento da acne. Retinóides tópicos e peróxido de benzoila são importantes coadjuvantes. Este último, quando combinado com antibióticos tópicos, ajuda a diminuir a possibilidade de resistência microbiana. Os antibióticos tópicos mais utilizados são eritromicina, clindamicina, tetraciclinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário